Tendências pedagógicas liberais
Segundo Luckesi (2005), a educação brasileira, pelo menos nos últimos 50 anos, tem se identificado fortemente com as tendências liberais. Esta influência não necessariamente é percebida por muitos professores. A pedagogia liberal tem como fundamento a preparação do indivíduo para a sociedade, porém, como uma visão restrita sobre as diferenças de classe.
1. TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL
A tendência liberal tradicional parte do pressuposto de que o aluno deve ser preparado intelectual e moralmente para assumir seu papel na sociedade. Caracteriza-se por um ensino humanístico e cultural (LUCKESI, 2005; LIBÂNEO, 2006). Fundamenta-se em conhecimentos e valores acumulados ao longo do tempo, tratando-os como dogmas, utiliza-se de métodos universais onde o professor é o centro do processo de ensino-aprendizagem (VEIGA, 2008).
Existe um domínio de aulas expositivas, onde o professor exerce autoridade na relação com o aluno. Como conseqüência, a aprendizagem é receptiva e mecânica. O aluno é considerado um ser passivo. Há ênfase na aplicação de exercícios ou na repetição de conceitos para memorização, isso com o objetivo de disciplinar a mente e formar hábitos. Na avaliação do discente as provas, exercícios e trabalhos são vistos como elemento central (LUCKESI, 2005; LIBÂNEO, 2006).
2. TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Diferentemente da tendência liberal tradicional, aqui, procura-se valorizar as necessidades individuais dos alunos. A partir do reconhecimento dos interesses e experiências vivenciadas pelos alunos, os conteúdos em sala de aula são estabelecidos. São valorizados os processos mentais e habilidades cognitivas, busca-se “aprender a aprender” (LUCKESI, 2005).
Métodos de solução de problemas, pesquisas ou experiências são práticas manifestadas nesta tendência. O docente atua como auxiliar no desenvolvimento livre e espontâneo do aluno, motivando e estimulando a aprendizagem. A escola renovada progressivista propõe a auto-aprendizagem. Trabalhos em grupo são considerados importantes e condição básica para o desenvolvimento mental. Entende-se o processo de avaliação como qualitativo (LIBÂNEO, 2006).
3. TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA
Esta vertente busca a formação de atitudes por parte dos alunos. Predomina aspectos psicológicos sobre os lógicos neste contexto. Assim, os conteúdos estão baseados na procura por conhecimento pelos próprios alunos.
A educação está centralizada no aluno, sustentada por um relacionamento de respeito garantido pelo professor em seu papel de facilitador. O discente é considerado um ser ativo, com liberdade e autonomia no processo de ensino. A escola renovada não-diretiva propõe a valorização da auto-educação, onde o aluno é o sujeito do conhecimento. A aprendizagem é vista como a modificação das percepções do aluno sobre a realidade. Perde o sentido o processo de avaliação, privilegiando-se a auto-avaliação (BARADEL, 2007; LUCKESI, 2005; LIBÂNEO, 2006).
4. TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA
É uma corrente pedagógica modeladora do comportamento humano, subsidiada por métodos e técnicas específicas em sala de aula. Os conteúdos são formatados numa seqüência lógica de ensinamento. O aluno é considerado responsivo perante a formação do programa educacional. O movimento tecnicista está diretamente articulado com o sistema produtivo local, interessado na formação de indivíduos competentes para o mercado de trabalho. Parte do pressuposto de que aprender é modificar o desempenho (LIBÂNEO, 2006).
Entende-se aqui, que os métodos em sala de aula são vistos como procedimentos e técnicas voltadas para a transmissão e recepção de informações. O professor, em uma relação estruturada, objetiva e eficiente, transmite informações para o aluno fixá-las. Emprega-se a tecnologia educacional, onde o docente busca atingir um comportamento adequado pelo controle do ensino. Atua como elo de ligação entre a ciência e o aluno. Pode-se dizer que é uma aprendizagem baseada na mudança de nível de desempenho dos discentes (LUCKESI, 2005).
ótimo, me ajudou bastante!! =)
ResponderExcluirBom resumo me ajudou muito
ResponderExcluirParabéns! Resumo bem esclarecedor.
ResponderExcluirumde Miralva Nascimento da costa Andrade
ExcluirMuito bom..esclarecedor .me ajudou e muito para a confecção de meu trabalho a respeito de tendências Pedagógica
ExcluirMuito bom..esclarecedor .me ajudou e muito para a confecção de meu trabalho a respeito de tendências Pedagógica
Excluirtambém acho esclarecedor pois, todos os artigos a respeito, são muitos sucintos e tendem a falar coisas repetitivas e muitas vezes coisas distorcidas.
Excluirmuito obrigado!!!
Obrigado! Esse resumo tirou todas minhas dúvidas, e com essas informações farei uma boa prova.
Excluirmuito bom o material exposto, porem um tanto complexo como a maioria das apresentações que tratam sobre o assunto.
ResponderExcluirmas foi de extrema importancia para meu esclarecimento sobre o tema.
grato
Muito bom ira ser um bom embasamento para o meu trabalho escolar.
ResponderExcluirMuito bom ira ser um bom embasamento para o meu trabalho escolar.
ResponderExcluirexplicação esclarecedora e direta muito bom esse ressumo...
ResponderExcluirgostei muito, ajudou-me bastante no meu trabalho...
obgd.
Muito bom. Foi-me de grande valia. Extremamente claro e objetivo!
ResponderExcluirEu não concordo com essas divisões de tendências liberais .Eu vejo que independente de escolas publicas ou privadas tem que ter igualdade no aprendizado do aluno.
ResponderExcluirMuito obrigada por me tirar dúvidas que durante anos em cursinhos não foram sanadas. Obrigada mesmo
ResponderExcluirPODERIA INFORMAR A BIBLIOGRAFIA DA PESQUISA ?
ResponderExcluirConteúdo bem resumido que ajuda a relembrar os estudos já realizados na universidade. Parabéns!!
ResponderExcluirPODERIA INFORMAR A BIBLIOGRAFIA DA PESQUISA ?
ResponderExcluirmuito bom!
ResponderExcluirTop
ResponderExcluirCadê as referências?
ResponderExcluirTem referência bibliográfica??
ResponderExcluirBoa noite! pra mim foi um ótimo resumo Obrigado.
ResponderExcluirResumo espetacular para um otimo desenvolvimento para uma boa prova. Obrigado!
ResponderExcluir