segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tendências Pedagógicas Inacianas

"A pedagogia, arte e ciência de ensinar, não pode ser reduzida a mera metodologia: ela inclui uma perspectiva do mundo e uma visão de pessoa humana ideal que se pretende formar" (do livro Pedagogia Inaciana, no. 11). No nosso caso, o objetivo de destaque da educação da Companhia de Jesus é o desenvolvimento global da pessoa que conduz a uma ação inspirada pelo espírito. Desejamos formar homens e mulheres que se coloquem a serviço dos outros, para transformar a sociedade num espaço de igualdade e de justiça, mais próximo do Reino de Deus.

Inspirando-se na ação de Inácio de Loyola como orientador espiritual, e articulando seus princípios com os saberes das tendências atuais da educação, construímos nossa prática segundo as dimensões da Paradigma Pedagógico Inaciano, numa caminhada educativa em busca da excelência acadêmica e humana.

Antes de entrar na sala de aula, estamos atentos à dimensão da contextualização. Cada ação educativa, cada escolha de conteúdos e procedimentos depende do contexto em que atuamos.

Ao planejar uma atividade pedagógica, é preciso considerar:


  • O que o aluno sente?
  • O que o aluno pensa?
  • Que idéias ele traz?
  • Como é sua vida?
  • O que ele já sabe sobre a matéria?

É bom também conhecer a linha de trabalho da sua área, saber dos pontos trabalhados em outras séries... E, é claro, estar sintonizado com tudo o que ocorre na cidade, no país, no mundo...

As dimensões essenciais do Paradigma Pedagógico Inaciano são:
experiência - reflexão - ação - avaliação

A experiência:
Essa dimensão envolve o "sentir e saborear internamente" tudo aquilo que se estuda, se lê, se aprende.

Implica levar o aluno a usar a imaginação, os sentidos, ultrapassando a compreensão puramente intelectual e levando a reações de caráter afetivo com relação ao que se conhece.

A reflexão:
Na dimensão da reflexão, os sentidos e sentimentos implicados na experiência (memória, entendimento, imaginação, reações afetivas...) são trazidos à tona para captar o significado mais profundo daquilo que está sendo estudado, fazendo relações com outros temas e aspectos do conhecimento.

O aluno está fazendo uma reflexão no sentido do Paradigma Inaciano... (cf. Pedagogia Inaciana - nos.50-54)


  • quando percebe algo com maior clareza
  • quando diagnostica as causas dos sentimentos que experimentou
  • quando penetra mais a fundo nas implicações do que chegou a entender
  • quando constrói convicções pessoais sobre fatos, verdades, opiniões
  • quando consegue compreender quem é e quem deveria ser em relação aos outros...


A ação:

Inácio de Loyola escreveu que "o amor se mostra com fatos, e não com palavras". A experiência e a reflexão inacianas seriam estéreis se não levassem à ação.

Esperamos contribuir com nossa educação para que os alunos sejam capazes de AGIR. Agir com relação a cada conteúdo, passando a amar o saber e desejando conhecer mais. Agir em suas próprias vidas, tornando-se pessoas melhores. Agir no contexto social, comprometendo-se com a construção de novas estruturas à luz da integração entre fé e justiça.

O processo de avaliação:

Assumindo para si os desafios propostos pela FLACSI (Federação Latino-americana de Colégios Jesuítas - http://www.flacsi.org), reconhecendo aquelas estratégias que somente poderão ser concretizadas no âmbito educacional da província através da atuação do CPPA, ficam definidas as seguintes linhas prioritárias para os próximos anos:

a) Animação, aperfeiçoamento e apoio à concretização da Proposta Educativa da Companhia.

b) Formação de jesuítas e leigos como membros do novo sujeito apostólico.

c) Incorporação de novas tecnologias ao trabalho educativo.

d) Articulação com outras obras apostólicas e sub-setores educativos.

e) Integração das famílias de alunos aos processos apostólicos e educativos dos colégios.

f) Participação em políticas públicas de educação.


Dicas de sites:
http://www.pedagogiaignaciana.com
http://www.jesuita.org.br
http://www.unisinos.br/institucional


Dicas de leitura da pedagogia Inaciana:

1. PEDAGOGIA Inaciana rumo ao século XXI. Anais do 2º Congresso Inaciano de Educação realizado em Vila Kostka-Itaici, Indaiatuba (S.P.) de 18 a 21/7/1997. São Paulo, Ed. Loyola, 1998. 422 p.
2. ASSOCIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES CONFIADAS À COMPANHIA DE JESUS NA AMÉRICA LATINA (AUSJAL), Desafios da América Latina e proposta educativa Ausjal. Recife, Universidade Católica de Pernambuco, 1995. 52 p.
3. CARACTERÍSTICAS da educação da Companhia de Jesus, São Paulo, Ed. Loyola, 1987, 107 p.
4. CONTRIBUIÇÕES para a implementação da Pedagogia Inaciana na América Latina. Delegados da educação jesuíta da América Latina. In: Subsídios para a pedagogia inaciana. São Paulo, Ed. Loyola (Col. Ignatiana, 39): 11-56, 1997.
5. EDUCAÇÃO INACIANA: Desafios na virada do milênio. São Paulo, Ed. Loyola (Coleção Ignatiana, 43), 1999. 56 p.
6. FÉ E JUSTIÇA nos Colégios da Companhia de Jesus. São Paulo, Ed.Loyola (Coleção Ignatiana, 30), 1987. 62 p.
7. JORNADA Latinoamericana sobre as Características da educação da Companhia de Jesus. Santiago do Chile, 5 a 9 de janeiro de 1988. São Paulo, Ed. Loyola (Coleção Documenta SJ, 7),1989. 134 p.
8. KLEIN, Luiz Fernando. Atualidade da pedagogia jesuítica. São Paulo, Ed. Loyola, 1997. 171 p.
9. Indice analítico das Características da Educação da Companhia de Jesus. São Paulo, Ed.Loyola, 1991. 61 p.
10. O atual paradigma pedagógico dos jesuítas e a proposta de Pierre Faure: educação personalizada e solidariedade. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo (S.P.). 1997. 382 p.
11. KOLVENBACH, Peter-Hans. Visita do P. Geral ao Brasil. Alocuções e homilias. São Paulo, Ed. Loyola, 1993.
12. METTS, Ralph. Inácio sabia. Intuições pedagógicas. Trad. Barbara Theoto Lambert. São Paulo, Ed. Loyola, 1997. 222 p.
13. NOSSOS COLÉGIOS hoje e amanhã. São Paulo, Ed.Loyola (Col. Ignatiana, 16) [1981], 84 p.
14. O APOSTOLADO UNIVERSITÁRIO da Companhia de Jesus hoje. São Paulo, Ed.Loyola (Col. Ignatiana, 29): 18-33, s/d.
15. OSOWSKI, Cecília Irene & BECKER, Lia Bergamo (Org.). Visão Inaciana da educação. Desafios hoje. São Leopoldo, Ed.Unisinos, 1997. 170 p.
16. (org.). Provocações da sala de aula. São Paulo, Ed. Loyola, 1999.
17. PEDAGOGIA Inaciana. Uma proposta prática, São Paulo, Ed.Loyola, 1993.
18. PRIMEIRO CONGRESSO inaciano de educação. São Paulo, Ed.Loyola (Coleção Documenta SJ, 9), 1991. 340 p.
19. PROJETO EDUCATIVO da Província do Brasil Centro-Leste da Companhia de Jesus. S. Paulo, Ed. Loyola (Col. Ignatiana, 39), 1998.
20. SCHMITZ, Egídio, Os jesuítas e a educação. A filosofia educacional da Companhia de Jesus. São Leopoldo, Editora Unisinos, 1994. 254 p.
21. STARRAT, Robert. Lançando sementes de fé e de justiça (s/d), São Paulo, Ed.Loyola (Col. Ignatiana, 24), s/d. 39 p.
22. SUBSÍDIOS para a pedagogia inaciana. São Paulo, Ed.Loyola (Col. Ignatiana, 39), 1997. 102 p.
23. TOMÁS, Joseph. O Segredo dos Jesuítas. S. Paulo, Ed. Loyola, 1990.
24. VÁSQUEZ, Alberto (Org.). Dez anos das Características da educação da Companhia de Jesus. Trad. Andrea Cecilia Ramal. São Leopoldo, Ed.Unisinos, 1998. 168 p.



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